sexta-feira, 30 de abril de 2010

II encontro da Jufra em Vila Velha/ES





No dia 18 de abril realizou-se em Vila Velha o segundo encontro com os jovens do local, a fim de viverem o Evangelho sob a luz de São Francisco de Assis. A recepção aos jovens se deu com um café da manhã preparado pela OFS local.

Logo após o café e a oração inicial, houve uma palestra ministrada pelo irmão Márcio que falava sobre os três aspectos que Francisco mais admirava em Jesus: o menino na manjedoura (a encarnação de Deus), o Cristo crucificado (a redenção) e o Cristo eucarístico (onde o ressuscitado está presente; o pão da vida). Valorizando esses três aspectos São Francisco descobriu a verdadeira alegria, e aproveitando esse sentimento foi realizada uma animada dinâmica, onde era preciso ganhar um sorriso do seu próximo, mas era ainda mais importante levar alegria as outras pessoas. Foi realizada uma adoração ao Santíssimo em companhia dos irmãos da OFS que realizavam sua reunião geral, num momento de espiritualidade maravilhoso. Logo após houve uma palestra ministrada pela irmã Katiane, onde foi explicado o modo em que vivem os irmãos da Jufra e o seu convívio como fraternidade. Seguiu-se uma dinâmica que atentava para a importância de fazer as coisas em conjunto com os demais irmãos. Houve um momento de palavra livre, onde os jovens de Vila Velha e os irmãos da OFS tiveram a oportunidade de esclarecer as suas dúvidas sobre o a JUFRA e o irmão Sérgio da OFS deu seu testemunho como franciscano, convidando os jovens a vivenciar esse carisma. O encerramento se fez com uma dinâmica que ressaltava a importância de cada um de nós para a igreja e comunidade da qual fazemos parte, e com a benção do frei Pedro Engel.

Que Deus, São Francisco e Santa Clara continuem abençoando o trabalho que está nascendo em Vila Velha! Paz e bem a todos!

Márcio Bernardo Ramos


Secretário Regional Jufra SE2

sábado, 24 de abril de 2010

11 ª Caminhada Ecológica Franciscana: Participe!


Por Frei Gustavo Medella


Petrópolis (RJ) - A tradicional Caminhada Ecológica Franciscana Petrópolis – Paty já está em sua 11ª edição. Neste ano de 2010, o lema é “Planeta Terra, casa de todos”. O trajeto é realizado na Estrada do Facão, também conhecida como antiga Estrada do Imprador, entre os municípios de Petrópolis e Paty do Alferes, no Estado do Rio de Janeiro. A área está localizada na Reserva Ecológica do Tinguá e é coberta pela Mata Atlântica.
O percurso, para quem parte de Petrópolis, tem cerca de 7,5 km. A Caminhada será realizada no próximo dia 1º de maio. Trata-se de uma excelente oportunidade de contato mais próximo com a natureza e de conscientização da necessidade urgente de preservação do meio ambiente.
Se você pretende participar, tome nota das informações abaixo.

11ª Caminhada Ecológica Franciscana Petrópolis – Paty
“Planeta Terra, casa de todos”
Data: 01/05/2010

Horário e condução:
• A concentração no início da Estrada do Facão, no Rocio, está prevista para as 8h30.
• Para quem necessitar, irá sair um ônibus de linha, com o mesmo preço da passagem convencional (R$2,20), da Igreja do Sagrado, às 7h15. Este ônibus especial retornará às 15h, após o término da caminhada.
• Outra opção é pegar o ônibus da linha Rocio, no Terminal Rodoviário do Bingen, que sai às 7h e às 7h50.

Recomendações gerais:
• Utilizar roupas e calçados próprios para caminhada.
• Levar um lanche para ser partilhado ao final.
• Levar água para consumir durante o caminho.

Camisetas:
• Já estão à venda na Secretaria da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Petrópolis-RJ), pelo valor de R$10,00.

Realização
• A Caminhada Ecológica Franciscana é promovida pelas Paróquias do Sagrado Coração de Jesus (Petrópolis), Nossa Senhora da Conceição (Paty do Alferes) e pelo Instituto Teológico Franciscano.

extraido do site: http://www.franciscanos.org.br/itf/noticias/2010/014.php

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Convite

Venham participar de nossa encontro mensal. Nele temos momento de oração e convívio fraterno. Nossa fraternidade espera por vocês. Domingo 18/04 após a missa das 7hs.

Paz e bem!!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dos desafios de ser cristão no mundo de hoje



Ser cristão não é necessariamente uma atitude de julgar-se melhor, nem é deixar o mundo pra lá, podemos e devemos viver nossas vidas, quase que como todas as outras pessoas, deixando de lado apenas o que nos afasta de Deus.

Precisamos estar no mundo e temperar, não só nossas vidas, como a de todos que nos cercam com as palavras e atos, que a mensagem de Cristo o seu evangelho nos inspira, "sal da terra e luz do mundo" cremos em Jesus luz do mundo, Ele que em sua passagem na terra não deixou nunca de ir ao encontro das pessoas simples e nem de se esforçar para que elas tivessem uma vida melhor, 
No livro do Apocalipse (revelação) lemos:" Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao anjo da igreja de Laodicéia, escreve: Eis o que diz o Amém, a Testemunha fiel e verdadeira, o Princípio da criação de Deus. Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te. Pois dizes: Sou rico, faço bons negócios, de nada necessito - e não sabes que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que compres de mim ouro provado ao fogo, para ficares rico; roupas alvas para te vestires, a fim de que não apareça a vergonha de tua nudez; e um colírio para ungir os olhos, de modo que possas ver claro. Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Reanima, pois, o teu zelo e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo. Ao vencedor concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.(ap 3,13-21)
E então vamos esquentar a nossa relação com Deus?
paz e bem,

domingo, 11 de abril de 2010

Fraternidade Nossa Senhora Aparecida Realiza primeira Lectio Divina de 2010


A fraternidade franciscana secular da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, realizou a Primeira Leitura Orante da Bíblia. A fraternidade visitará mensalmente duas casas levando a reflexão da Palavra de Deus e as imagens de São Francisco e Santa Clara. Em um primeiro momento serão visitados os irmãos que encontram-se no Serviço de Enfermos e Idosos (SEI).
Essa idéia foi apresentada ao ministro da fraternidade pelo Ministro Regional Hélio Gouvêa, que colocou a importância desse tipo de trabalho para o despertar de novas vocações para a OFS. Logo após, tomar conhecimento dessa conversa o conselho local decidiu adotar tal idéia.
O primeiro encontro foi na casa do irmão Joaquim e da irmã Cecília, casal muito dedicado a causa franciscana. O querido irmão foi acometido e um acidente vascular cerebral em janeiro e está afastado das atividades da fraternidade desde então.
Convidamos a todos para o próximo encontro com Francisco e Clara no dia 30/04 na Casa da irmã Tamara Barreto que também encontra-se adoentada.

A todos Paz e bem!!!

sexta-feira, 2 de abril de 2010