segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Nilópolis realiza caminhada pela eliminação da hanseníase



      
A Fraternidade Nossa Senhora Aparecida de Nilópolis (OFS) realizou no último sábado, pelas ruas de Nilópolis, a I Caminhada Franciscana pela eliminação da hanseníase para conscientizar a população sobre a doença e chamar a atenção do Poder Público para a necessidade de se realizar campanhas de prevenção principalmente na periferia e em locais sem saneamento e atenção básica de saúde. A caminhada contou ainda com a participação do Frei Paulo Roberto Santos Sant’Anna JUFRA, MiniJUFRA e dos irmãos da Fraternidade Santo Antônio de Duque de Caxias (OFS).

      O objetivo do trabalho franciscano pela eliminação da hanseníase é trabalhar em conjunto com o poder público e a sociedade para a eliminação da hanseníase no Brasil, conscientizando a população para a importância do diagnóstico precoce e dando apoio às pessoas que estão em tratamento.
      O projeto “Franciscanos pela eliminação da hanseníase” visa somar forças às ações governamentais e de entidades que já trabalham nessa área em todo país, oferecendo uma campanha nacional educativa sobre a doença e ressaltando, principalmente, a importância do diagnóstico precoce.
      Não dá para cruzar os braços diante de uma estatística que coloca o Brasil como o segundo país no mundo em números de casos. Além disso, trabalhar em prol desta causa, para os franciscanos, é estar em sintonia com o fundador São Francisco de Assis, que tinha um grande amor pelos “leprosos”.
 
        “Foi assim que o Senhor me concedeu a mim, Frei Francisco, iniciar uma vida de penitência: como estivesse em pecado, parecia-me deveras insuportável olhar para leprosos. E o Senhor mesmo me conduziu entre eles e eu tive misericórdia com eles. E enquanto me retirava deles, justamente o que antes me parecia amargo se converteu em doçura da alma e do corpo. E depois disto demorei só bem pouco e abandonei o mundo.”
 

      Os sintomas mais comuns da hanseníase são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas; edema ou inchaço de mãos e pés.
      Ajude a vencer o medo da hanseníase e a melhorar o conhecimento dos sinais da doença. Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.franciscanos.org ou pelo e-mail hanseníase@franciscanos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário