quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Fraternidade realiza capítulo avaliativo em Nilópolis


Por Cláudio Santos, especial para o site


A Fraternidade Franciscana Secular da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Nilópolis experimentou outro grande momento de forte vivência com a realização de Capítulo Avaliativo anual que serviu para aprofundar ainda mais a espiritualidade franciscana secular. O momento foi de ação de graças a Deus pelo amor e misericórdia infinitos que vivenciamos na vida fraterna e pelos sucessos alcançados, fraquezas e insucessos ao longo de 2011.


O Capítulo foi um momento importante para avaliarmos não só a caminhada da fraternidade, mas os desafios e perspectivas para a vivência do carisma franciscano em uma sociedade marcada por grandes transformações, diferenças, problemas e contradições. Os irmãos debateram e aprovaram as propostas apresentadas que estarão inclusas no calendário de 2012. O Capítulo contou com a assistência frei Paulo Roberto Santos Santana, que realçou a importância do fortalecimento da identidade franciscana secular através das fontes franciscanas e a relevância de seu papel na Missão da Igreja.



Frei Paulo Santana distribui as Diretrizes de Ação Pastoral da Diocese de Nova Iguaçu e pediu ao Conselho da Fraternidade e aos irmãos um esforço para incorporar na programação da fraternidade ações que reforçassem as diretrizes como gesto de comunhão fraterna com a Igreja diocesana. Frei Paulo informou que tem trabalhado na paróquia para a valorização das datas franciscanas como forma de promover uma identidade paroquial com o carisma e sua vivência em fraternidade com os demais grupos, movimentos e pastorais.

No final do encontro, os capitulares se confraternizaram com um almoço partilhado que foi tomado com alegria e singeleza de coração. Como de costume, o Capítulo foi encerrado com o tradicional amigo oculto de cartões que divertiu e emocionou a todos. Louvemos e exultemos o Senhor que entre nós opera maravilhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário