quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mudança de Horário no dia 21/02

Devido a posse dos novos pároco e vigário paroquial, o Encontro da Fraternidade da OFS terá inicio com a Missa de Posse as 8:30hs e terminará com o café da manhã comemorativo, com a presença do Bispo diocesano D. Luciano Bergamini.

Paz e bem!!!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Venha viver em Fraternidade

A Fraternidade Franciscana Secular Nossa Senhora Aparecida reúne-se na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, sempre nos 3° domingos de cada mês, às 9 horas, no salão do prédio anexo próximo a torre do sino (2° andar). Siga o Santo Evangelho seguindo os passos de São Francisco de Assis na Ordem Franciscana Secular. Sejam bem-vindos queridos irmãos!

bom dia, obrigado e até logo

Onde temos guardado nossa cordialidade, coisas simples, que agora temos visto muito pouco, sempre me espanto ao ter que repetir um bom dia, ou boa tarde, diante de um trocador de ônibus ou caixa de loja, invariavelmente recebo um hein, ou o que o senhor falou? Alguns me confessam ter sido o 1° comprimento que receberam no dia ou mesmo na semana, estamos mais distantes e fechados para o outro, mesmo que não seja um pedinte ou uma pessoa mais humilde, sempre me recordo do espanto que provoquei numa garotinha no supermercado por causa de um obrigado que dirigi a caixa, a menina me perguntou logo, mas o senhor não está pagando? Será esta a fonte de nosso endurecimento? Será o materialismo se infiltrando até o fundo de nossos corações, não precisamos ser cordiais isso é coisa de gente que não pode pagar, bom essa foi a lição que ensinaram aquela menininha de 10 anos aproximadamente, eu digo que não, podemos ter o dinheiro e ele é importante, mas o mais importante é ser humano, cordial e fraterno, não por ser franciscanos, talvez por ser cristãos, eu preferiria que só fôssemos cordiais sem a necessidade de rótulos ou por sermos humanos.

abraços fraternos,

joão lellis

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Da gratuidade das relações de Deus



Irmãos, Deus é farto nos benefícios que nos dá diariamente, inclusive a própria vida e nosso dia, que gastamos muitas vezes inutilmente, Deus é como o dono de diversas casas e nós somos seus inquilinos, tratemos então de cuidar das nossas vidas e vive-las com dignidade para nós e para todos.
Não fique lamentando a falta de bens ou de coisas que acha que deveria ter ou mesmo não fique triste com a vida que vocês levam, ao invés disso procurem um proposito para viver, amem, busquem realizar aquilo que se pode fazer e mais que tudo entreguem se ao Senhor, confiem Nele, tenham certeza que Ele esta do nosso lado se nos colocarmos ao lado Dele,

abraços fraternos,
joão lellis

Da teologia de Moisés

Os israelitas, que gemiam ainda sob o peso da servidão, clamaram, e, do fundo de sua escravidão, subiu o seu clamor até Deus. Deus ouviu seus gemidos e lembrou-se de sua aliança com Abraão, Isaac e Jacó. Olhou para os israelitas e reconheceu-os. (Ex 2,23-25)
O Senhor disse: “Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos. E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, lá onde habitam os cananeus, os hiteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. Agora, eis que os clamores dos israelitas chegaram até mim, e vi a opressão que lhes fazem os egípcios. Vai, eu te envio ao faraó para tirar do Egito os israelitas, meu povo”. (Ex3,7-10)
E disse: tirar-vos-ei do Egito onde sois oprimidos, para fazer-vos subir para a terra dos cananeus, dos hiteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus, terra que mana leite e mel. Eles ouvirão a tua voz. Irás então com os anciãos de Israel à presença do rei do Egito e lhe direis: o Senhor, o Deus dos hebreus, nos apareceu. Deixa-nos, pois, ir para o deserto, a três dias de caminho, para oferecer sacrifícios ao Senhor, nosso Deus.
Eu sei que o rei do Egito não vos deixará partir, se ele não for obrigado pela força. Mas estenderei a mão e ferirei o Egito com toda sorte de prodígios que farei no meio deles. Depois disso, o faraó vos deixará partir. Farei com que esse povo ganhe as boas graças dos egípcios, e, quando partirdes, não ireis com as mãos vazias: cada mulher pedirá à sua vizinha e àquela que mora em sua casa objetos de prata e de ouro, e vestidos que poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas. Assim despojareis os egípcios.” (Ex3,17-22)
Dentro dos planos de Deus, podemos ver claramente, seu desejo de libertar o homem enquanto fruto de sua criação, pleno da dignidade que lhe é devida, restaurar tudo que lhe foi retirado pelo cativeiro, Ele levanta do pó o indigente e tira o pobre do monturo, para, entre os príncipes, fazê-lo sentar, junto dos grandes de seu povo. (Sl 112, 7-8).
Moisés e seu Deus, não apenas preocupavam-se com o destino imaterial das almas hebreias, também isto certamente, porém sem deixar de lado a vida presente com todas necessidades físicas pertinentes a ela, se fosse outra a intenção, porque o maná e as codornas? Porque a água e até pensando bem, porque tira-los do Egito? Para a salvação da alma é preciso muito menos que 40 anos no deserto. Hoje no curso do capitalismo, vejo milhões de irmãos, presos a cadeias piores que as Egípcias, irmãos destituídos até mesmo da dignidade humana, por conta de uma opressão física e abstrata, vejo trabalhadores sem emprego, hoje temos muitos príncipes diante de nós, temos muito mais pobres que o haviam no Egito, só nos faltam Moisés, Josué, Jethro e seus concelhos sábios, falta-nos principalmente quem nos defenda, falta ainda o povo clamar ao Senhor, e falta que alguns de nós se levantem, dispostos a ser o Moisés um do outro, se cada um de nós começar a praticar pequenas ações de solidariedade, de amor fraterno, junto poderemos sair todos do cativeiro, a jornada é dura, mas a recompensa é farta, o que são as panelas de carne no Egito, comparadas ao banquete celestial e eterno?

abraços fraternos,
joão lellis

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Posse dos novos frades

A Família Franciscana da Paróquia Nossa Senhora Aparecida está em festa. Já foi marcada a posse do novo pároco Frei Paulo Santana, ofm e do Vigário Paroquial Frei Rubens Carvalho. A Celebração de posse que contará com a presença de Dom Luciano Bergamini, bispo da Diocese de Nova Iguaçu, será no dia 21/02 às 08:30!!

Que o Senhor abençoe essa nova etapa de nossa paróquia!!

Paz e bem!!!!