sábado, 27 de março de 2010

A graça do Espírito Santo no solo da JUFRA SE2



No dia 14 de março foi realizado em Vila Velha, estado do Espírito Santo, a primeira Jornada Franciscana Jovem cujo tema foi: “Com Francisco e Clara uma nova humanidade é possível!”. Estiveram presentes 80 jovens daquela cidade, que levaram ao evento seu entusiasmo, alegria e, principalmente, sua sede pelo carisma franciscano.

O encontro ocorreu de modo maravilhoso. Iniciamos com o café da manhã que nos foi servido carinhosamente pela fraternidade da OFS de Vila Velha. Após o café, houve uma palestra ministrada pelo irmão Márcio Bernardo, secretário fraterno regional, sobre a vida e conversão de São Francisco. Ao fim da palestra, os participantes debateram sobre as nossas escolhas no dia-a-dia vendo que era possível cada um de doar-se um pouco mais, assim como fez Francisco, para transformar sua realidade local.

Após a reflexão ocorreu a Adoração ao Santíssimo, um momento maravilhoso, onde entregamos a Deus nossas dificuldades, nossos pecados e foi a hora de pedir a Ele que nos dê as ferramentas das quais precisamos para sermos bons jovens cristãos. Logo após a adoração ocorreu o almoço, novamente com a preparação especial da OFS.

Logo após o almoço houve uma animada dinâmica onde foi possível perceber a importância da contribuição de cada irmão e irmã no trabalho em grupo. Houve também uma gincana bíblica.

Bonito e vibrante foi a procissão dos irmãos e irmãs, embalada ao som dos violões, até a capela do Convento da Penha, onde acompanhamos a missa presidida por Frei Florival.

O encerramento do evento foi através de uma dinâmica que dexou claro o quanto cada um pode contribuir quando se entrega aos trabalhos de seu grupo.

Gostaríamos de agradecer aos jovens pela presença no evento. Aos irmãos da OFS de Vila Velha pela imensa ajuda! Ao Conselho Regional da OFS pelo apoio! E principalmente a Deus, São Francisco e Santa Clara que nos proporcionaram um dia de muita alegria e espiritualidade, vividas no modo franciscano de ser!

Paz e Bem,
Márcio Bernardo Ramos,
secretário fraterno regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário