quarta-feira, 24 de março de 2010

Programação da semana santa



Domingo de Ramos: 28/03



No Domingo de Ramos, da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério do seu Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, o qual, ao entrar em Jerusalém, prenunciou sua majestade. Os cristãos levam ramos em sinal do régio triunfo que, sucumbindo na cruz, Cristo alcançou.





Missa na Matriz: 7H, 8H e 30min e 18h.


Local de início da Santa Missa na quadra de esporte da Matriz


Obs.: A coleta deste dia é destinada à Campanha da Fraternidade (CNBB).





Quarta feira: 31/03





Celebração Penitencial 19h





Quinta-feira Santa: Missa da Ceia do Senhor: 01/04





Nesta Missa, que se celebra, a Igreja dá início ao Sagrado Tríduo Pascal e se propõe a comemorar aquela última Ceia na qual o Senhor Jesus, tendo amado até o fim os seus que estavam no mundo, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do pão e do vinho. Nessa Missa, faz-se, portanto, a memória: da instituição da Eucaristia, memorial da Páscoa do Senhor, na qual se perpetua no meio de nós, através dos sinais sacramentais, o sacrifício da nova Lei; da instituição do sacerdócio, pelo qual se perpetua no mundo a missão e o sacrifício de Cristo; e também da caridade com que o Senhor amou até a morte.





Missa dos Santos Óleos na Catedral às 9h


Missa do Lava-pés (Ceia do Senhor) na Matriz às 19h





Sexta-feira Santa: Paixão do Senhor: 02/04





Neste dia, "em que Cristo, nossa Páscoa foi imolado", toma-se clara realidade o que desde há muito havia sido prenunciado em figura e mistério: a ovelha verdadeira substitui a ovelha figurativa, e mediante um único sacrifício realiza-se plenamente o que a variedade das antigas vítimas significava.





Ofício das Trevas na Matriz as 09:00h


Celebração da Paixão do Senhor com a encenação da Paixão e a Procissão do encontro 15h


Obs.: a coleta deste dia é destinada aos lugares Santos





Sábado Santo: Vigília Pascal 03/04





Segundo antiquíssima tradição, esta noite deve ser comemorada em honra do Senhor, e a Vigília que nela se celebra, em memória da noite santa em que Cristo ressuscitou, deve ser considerada a "mãe de todas as santas Vigílias". Pois nela, a Igreja se mantém de vigia à espera da Ressurreição do Senhor, e se celebra com os sacramentos da Iniciação Cristã.

Ofício da Luz na Matriz às 9h
Celebração da Vigília Pascal às 20h com início na quadra de
esporte da Matriz.
Obs.: Favor trazer velas

Domingo de Páscoa 04/04

A Páscoa de Cristo é sua passagem da morte na cruz para a ressurreição. É sua vitória plena e definitiva sobre a morte e todos os males. A páscoa é o mistério unificador de toda a nossa fé cristã, sendo assim a festa principal da Igreja.
-
Haverá missa em todas as comunidades.
Matriz: 7h, 8h e 30min e 18h
Santa Filomena: 8h e 30min
Santa Rita: 8 h
Santo Antônio 9h e 30min
Fátima: 18h
São José: 18h
~

Mensagem de Páscoa

Caríssimos irmãos e irmãs, em comunhão com toda a Igreja, celebramos os mistérios do Cristo luz do mundo, e assumimos continuamente os valores fundamentais da vida, do projeto de Deus e da restauração da dignidade humana revelados no Cristo vivo e ressuscitado, ontem, hoje e sempre. Com os corações sinceros e contentes, e movidos pelo espírito fraterno, nos unimos e nos comprometemos profundamente com a causa do Reino de Deus que nos impulsiona a anunciar essa Boa Nova do Amor que nos faz passar da morte para a vida, a verdadeira Páscoa.
Em Francisco e Clara de Assis, desejamos a todos os irmãos e irmãs uma Feliz Páscoa. Que o Altíssimo e bom Senhor vos abençoe. Paz e Bem!

Frei Paulo Santana, Frei Rubens Luiz e os demais Frades, Frei Alberto, Frei Diego, Frei Dito e Frei Gilberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário