domingo, 28 de março de 2010

Páscoa não é fim, mas recomeço de jornada



Páscoa é sinal de mudança, passagem, se é fim de quaresma é também início de jornada, com a saída do Egito os judeus não entraram diretamente na terra prometida, não foi uma mudança radical de estado, ela marca o fim da escravidão nas terras egípcias, mas ainda exige um esforço pessoal de cada um dos judeus que saíram do Egito, é preciso ainda retirar o Egito do coração do povo eleito, pois a todo instante e a cada tropeço do caminho, recomeçavam a se lamentar e a comparar a provação do deserto, com o pouco de bom que deixaram no Egito, a cada momento jogavam sobre Moisés a saudade das panelas de carne que ficaram pra traz, existe justiça nisso? 

Até haveria se junto com as panelas de carne, lembrassem também dos açoites,das provações da própria escravidão, porém nenhum desses que se levantavam contra o Senhor e contra Moisés fala sobre a escravidão, se no Egito de fato haviam as panelas de carne no deserto eles tiveram o pão dos céus, as codornas e a água que nunca faltou mesmo se extraída diretamente da pedra; nesse sentido devemos entender a quaresma como preparação de jornada e não como fim de provação.

A quaresma equivale a escravidão no Egito e as pragas que assolaram apenas os Egípcios, todos aqueles que estavam em sintonia com a palavra de Deus passaram com tranquilidade, do mesmo modo devemos entender a morte e ressurreição de Cristo como inicio de um novo caminhar.

Só que agora podemos seguir com a mesma confiança de nossos irmãos da antiga aliança, existe ainda um caminho a percorrer, o que nos serve de consolo é a promessa de Cristo, de que não estamos sós!

sábado, 27 de março de 2010

A graça do Espírito Santo no solo da JUFRA SE2



No dia 14 de março foi realizado em Vila Velha, estado do Espírito Santo, a primeira Jornada Franciscana Jovem cujo tema foi: “Com Francisco e Clara uma nova humanidade é possível!”. Estiveram presentes 80 jovens daquela cidade, que levaram ao evento seu entusiasmo, alegria e, principalmente, sua sede pelo carisma franciscano.

O encontro ocorreu de modo maravilhoso. Iniciamos com o café da manhã que nos foi servido carinhosamente pela fraternidade da OFS de Vila Velha. Após o café, houve uma palestra ministrada pelo irmão Márcio Bernardo, secretário fraterno regional, sobre a vida e conversão de São Francisco. Ao fim da palestra, os participantes debateram sobre as nossas escolhas no dia-a-dia vendo que era possível cada um de doar-se um pouco mais, assim como fez Francisco, para transformar sua realidade local.

Após a reflexão ocorreu a Adoração ao Santíssimo, um momento maravilhoso, onde entregamos a Deus nossas dificuldades, nossos pecados e foi a hora de pedir a Ele que nos dê as ferramentas das quais precisamos para sermos bons jovens cristãos. Logo após a adoração ocorreu o almoço, novamente com a preparação especial da OFS.

Logo após o almoço houve uma animada dinâmica onde foi possível perceber a importância da contribuição de cada irmão e irmã no trabalho em grupo. Houve também uma gincana bíblica.

Bonito e vibrante foi a procissão dos irmãos e irmãs, embalada ao som dos violões, até a capela do Convento da Penha, onde acompanhamos a missa presidida por Frei Florival.

O encerramento do evento foi através de uma dinâmica que dexou claro o quanto cada um pode contribuir quando se entrega aos trabalhos de seu grupo.

Gostaríamos de agradecer aos jovens pela presença no evento. Aos irmãos da OFS de Vila Velha pela imensa ajuda! Ao Conselho Regional da OFS pelo apoio! E principalmente a Deus, São Francisco e Santa Clara que nos proporcionaram um dia de muita alegria e espiritualidade, vividas no modo franciscano de ser!

Paz e Bem,
Márcio Bernardo Ramos,
secretário fraterno regional

quarta-feira, 24 de março de 2010

Programação da semana santa



Domingo de Ramos: 28/03



No Domingo de Ramos, da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério do seu Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, o qual, ao entrar em Jerusalém, prenunciou sua majestade. Os cristãos levam ramos em sinal do régio triunfo que, sucumbindo na cruz, Cristo alcançou.





Missa na Matriz: 7H, 8H e 30min e 18h.


Local de início da Santa Missa na quadra de esporte da Matriz


Obs.: A coleta deste dia é destinada à Campanha da Fraternidade (CNBB).





Quarta feira: 31/03





Celebração Penitencial 19h





Quinta-feira Santa: Missa da Ceia do Senhor: 01/04





Nesta Missa, que se celebra, a Igreja dá início ao Sagrado Tríduo Pascal e se propõe a comemorar aquela última Ceia na qual o Senhor Jesus, tendo amado até o fim os seus que estavam no mundo, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do pão e do vinho. Nessa Missa, faz-se, portanto, a memória: da instituição da Eucaristia, memorial da Páscoa do Senhor, na qual se perpetua no meio de nós, através dos sinais sacramentais, o sacrifício da nova Lei; da instituição do sacerdócio, pelo qual se perpetua no mundo a missão e o sacrifício de Cristo; e também da caridade com que o Senhor amou até a morte.





Missa dos Santos Óleos na Catedral às 9h


Missa do Lava-pés (Ceia do Senhor) na Matriz às 19h





Sexta-feira Santa: Paixão do Senhor: 02/04





Neste dia, "em que Cristo, nossa Páscoa foi imolado", toma-se clara realidade o que desde há muito havia sido prenunciado em figura e mistério: a ovelha verdadeira substitui a ovelha figurativa, e mediante um único sacrifício realiza-se plenamente o que a variedade das antigas vítimas significava.





Ofício das Trevas na Matriz as 09:00h


Celebração da Paixão do Senhor com a encenação da Paixão e a Procissão do encontro 15h


Obs.: a coleta deste dia é destinada aos lugares Santos





Sábado Santo: Vigília Pascal 03/04





Segundo antiquíssima tradição, esta noite deve ser comemorada em honra do Senhor, e a Vigília que nela se celebra, em memória da noite santa em que Cristo ressuscitou, deve ser considerada a "mãe de todas as santas Vigílias". Pois nela, a Igreja se mantém de vigia à espera da Ressurreição do Senhor, e se celebra com os sacramentos da Iniciação Cristã.

Ofício da Luz na Matriz às 9h
Celebração da Vigília Pascal às 20h com início na quadra de
esporte da Matriz.
Obs.: Favor trazer velas

Domingo de Páscoa 04/04

A Páscoa de Cristo é sua passagem da morte na cruz para a ressurreição. É sua vitória plena e definitiva sobre a morte e todos os males. A páscoa é o mistério unificador de toda a nossa fé cristã, sendo assim a festa principal da Igreja.
-
Haverá missa em todas as comunidades.
Matriz: 7h, 8h e 30min e 18h
Santa Filomena: 8h e 30min
Santa Rita: 8 h
Santo Antônio 9h e 30min
Fátima: 18h
São José: 18h
~

Mensagem de Páscoa

Caríssimos irmãos e irmãs, em comunhão com toda a Igreja, celebramos os mistérios do Cristo luz do mundo, e assumimos continuamente os valores fundamentais da vida, do projeto de Deus e da restauração da dignidade humana revelados no Cristo vivo e ressuscitado, ontem, hoje e sempre. Com os corações sinceros e contentes, e movidos pelo espírito fraterno, nos unimos e nos comprometemos profundamente com a causa do Reino de Deus que nos impulsiona a anunciar essa Boa Nova do Amor que nos faz passar da morte para a vida, a verdadeira Páscoa.
Em Francisco e Clara de Assis, desejamos a todos os irmãos e irmãs uma Feliz Páscoa. Que o Altíssimo e bom Senhor vos abençoe. Paz e Bem!

Frei Paulo Santana, Frei Rubens Luiz e os demais Frades, Frei Alberto, Frei Diego, Frei Dito e Frei Gilberto.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Comunidade de Nilópolis celebra Dia de São José

Com muita devoção a Comunidade de São José, no bairro Nossa Senhora de Fátima em Nilópolis, comemorou o dia do seu padroeiro. A comunidade é uma das seis que compõe a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que é uma das fraternidades da Província. Foi a primeira festa do padroeiro celebrada pelo novo pároco frei Paulo Santana e pelo novo vigário frei Rubens. O dia de São José foi aberto com alvorada festiva e missa às 06hs. A noite, a partir das 18hs, houve missa seguida de procissão pelo bairro, com parada em frente a Colégio Estadual Prof. Mário Campos, a fim de que fosse dada uma benção especial aos estudantes, professores e funcionários. Após esse momento devocional houve a festa externa com as tradicionais guloseimas nas barracas montadas no exterior da capela.

Fraternidade Participa da festa de São José






Vários irmãos franciscanos seculares da fraternidade Nossa Senhora Aparecida de Nilópolis, participaram da festa de São José no Bairro Nossa Senhora aparecida. Para nós foi um momento de grande emoção, pois nossa irmã Tamara que havia sofrido um aneurisma e ficou um tempo sem poder se locomover conseguiu participar de toda a procissão. Obrigado Senhor por mais esse milagre em nossa fraternidade.

domingo, 21 de março de 2010

peregrinos e forasteiros a caminho da casa do Pai



Irmã Junilha faleceu no dia 17/03/2010

Eis me aqui Senhor, eu que fiz tua vontade e vivi no teu amor. Eis me aqui Senhor.

Tu Senhor é o Pastor e me conduz, por caminhos nunca vistos me enviou. Fui chamado a ser fermento, sal e luz e por isso aqui estou,

Teu grande amor me encheu o coração e dele falei a meus irmãos, na humildade e na pobreza te segui, com minhas mãos pobres e fracas eu te servi, agora que me chamastes eu respondi aqui estou.

Senhor eis que entrego em Tuas mãos nossa irmã Junilha que serviu na nossa Ordem Franciscana por tantos anos, conceda a familia e a nós a consolação de caminhar com a mesma confiança que ela tinha em sua vida.


sexta-feira, 12 de março de 2010

O BOM COMBATE DA FÉ -II Timoteo 4, 1-8



Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino:


prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir.


Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si.


Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas.


Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério.


Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima.


Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.


Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.

Bom nesta manhã eu recebi a noticia do falecimento de nosso irmão Idelto, o que dizer de um homem que dedicou grande parte de sua vida à nossa igreja, Idelto é será um grande homem, franciscano e um Cristão de primeira linha, sempre dedicado, ele tinha sempre uma palavra de conforto e bondade, sempre contava alguma historia onde a gente podia ver claramente a bondade de Deus, nos últimos anos já se encontrava afastado da ordem por motivos de saúde, pouco nos viamos, porém algumas vezes eu o encontrei na missa, sempre acompanhado por aqueles gestos de bondade que sempre foram sua caracteristica, descance em paz irmão Idelto, que o Senhor lhe conceda a vida eterna.


Então Jó disse: Nu saí do ventre de minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor!(jó 1, 1-21)


sábado, 6 de março de 2010

Bendigamos ao Altíssimo,



Bendigamos ao Altíssimo,
ao Senhor que nos criou,
louvado seja seu santo nome,
louvado seja meu
Senhor, que é bom
e pra sempre é a sua bondade,
nos comemos e bebemos alegremente,
sua bondade nunca nos faltou,
nossos agradecimentos, aos bens
que nos deu,
bendigamos ao Altíssimo,
pela terra que nos deu,
com seus frutos de bondade,
e onde sentimos a Sua Presença.

Sobre toda a terra,
Tua obra te louva,
Quem não faz o erra
Cada ser, todo ser,

Saído do teu amor
Cada momento,
Sejas louvado por
Nós, tuas criaturas,

Da-nos Senhor
Sempre tua paz
Tua luz. Da-nos!
Seja eu capaz.

De tua obra
Elevar louvores
Cantar a todos
A luz dos teus favores
Dá-me Senhor Jesus
A tua dádiva
Que teu amor conduz
Sabedoria eu lhe peço
Lhe rogo, Jesus.

Da-nos Senhor Jesus sempre
A certeza de que o amor
Foi o teu motivo, pelo
Qual padeceu em dor.
Senhor da vida. 
(tradução livre de uma canção espanhola)

Acróstico


Saibam que já
Ao tempo ido
Os homens viram!

Feito notável
Rapaz fidalgo
A vida deixa ao largo
Nem olha para traz
Cristo Renovado
Instrumento Divino
Sigo seu legado
Como ele próprio
O tem mostrado!

D a vida abnegado
E pelo PAI chamado!

Assim à vida
Seja aclamado
Simples e verdadeiro
Inteiro e em chagas
Sinalizado!

Retiro



Retiro
E seu eu me retiro,
para onde eu sigo,
longe do mundo,
perto de D_us.
Onde estarão?
D_us e o mundo,
Separados ou juntos,
Eles ou eu.

Onde estou?
Perto de quem?

Quando me sinto
junto de outro,
Não perto do Um.
Perdido, só e vazio.

D_us e o mundo,
Juntos ,enfim,
como Francisco, os viu,
Cristo e mendigo.
Rei de todos e nenhum!